A cada edição dos Jogos Olímpicos, novos atletas e novas modalidades se destacam e continuam atraindo o interesse das pessoas. Nomes como o de Oscar Schmidt, Joaquim Cruz, Robert Scheidt, João do Pulo, César Cielo, Sarah Menezes, Vanderlei Cordeiro de Lima, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos e tantos outros são inesquecíveis, enchem de orgulho e servem de exemplo e inspiração até hoje.
No Brasil, a prática de esportes tem se tornado, cada vez mais, um meio para alcançar uma vida saudável. Mas é bom lembrar que qualquer atividade deve ser sempre acompanhada por um educador físico, com isso, você terá melhor resultado e evitará riscos de se lesionar.
Veja, abaixo, algumas modalidades que qualquer pessoa pode praticar para melhorar sua saúde e se manter em forma.
Atletismo – modalidade que une grande variedade de atividades que buscam reproduzir os movimentos essenciais do corpo humano, como correr, caminhar, saltar e arremessar. É um esporte considerado de base e qualquer pessoa pode praticá-lo, desde que fique atento a essas diferenças de modalidades, pois cada uma tem intensidades variadas, exigindo assim preparações personalizadas.
Ginástica Artística – esporte que também envolve uma grande variedade de modalidades. A prática de qualquer uma delas oferece muitos benefícios ao corpo no que se refere à postura, ao equilíbrio, à coordenação motora, flexibilidade, força, concentração e agilidade.
Natação – um dos esportes que mais ganharam notoriedade depois de excelentes resultados de alguns atletas brasileiros. Oferece baixíssimo impacto nas articulações e promove o relaxamento dos músculos. É muito recomendado como alternativa durante recuperação de lesões. Proporciona melhor equilíbrio no trabalho muscular, pois seus movimentos acionam simultaneamente todo o corpo.
Vôlei de Praia – trabalha áreas como coxas, glúteos e abdômen, além de queimar muitas calorias. A areia funciona como amortecedor para aterrissagens e quedas, evitando as lesões que são comuns nos jogos de quadra.
Basquete – o basquete concentra força nos membros superiores, ajudando a definir os músculos e melhorar a resistência, além da diminuição de massa gorda. Assim como todo jogo com bola, desenvolve a percepção, o raciocínio rápido e a agilidade física e mental.