Os benefícios da ginástica laboral

A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho tem como objetivo colocar os trabalhadores em boas condições físicas e mentais para a atividade laboral diária. Normalmente, baseada em técnicas de alongamento nas várias partes do corpo, desde os membros, passando pelo tronco à cabeça, é recomendado que a prática seja orientada ou supervisionada por um especialista no assunto, que pode ser um profissional de Educação Física ou Fisioterapia. E os benefícios são muitos.

Para a saúde do trabalhador, a prática da ginástica laboral melhora a condição física e psicológica do trabalhador; favorece a integração entre os funcionários, melhorando a participação e produção em equipe; contribui para maior produtividade e assertividade nos processos internos; diminui os índices de absenteísmo originados por afastamentos por lesões ou acidentes de trabalho; corrige vícios posturais e reduz os problemas relacionados a patologias e casos de Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças mais comuns em ambientes de trabalho.

Vale ressaltar que a promoção de ginástica laboral também promove benefícios para as empresas, tendo em vista que a prática diminui o número de acidentes de trabalho; reduz gasto com serviços médicos e as faltas de trabalhadores por motivo de doenças; aumentando a produção das empresas e a satisfação do empregado.

Em suma, a Ginástica Laboral é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões de trabalho. Os exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, promovem a saúde dos funcionários e evitam lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Ganha o trabalhador, ganha a empresa que promove a prática em suas instalações.

 

Like this article?

Share on Facebook
Share on Twitter

Leave a comment