A massagem é um dos melhores presentes que se pode dar, pois com ela se experimenta a verdadeira tradução do que é relaxar e se cuidar. Essa técnica faz bem ao corpo e também à mente. Quem conhece não dispensa e quem nunca experimentou não sabe o que está perdendo.
Além de relaxar, a técnica reduz a tensão muscular, melhora a circulação e aumenta a elasticidade dos tecidos.
O estresse dos estudos, a correria do cotidiano e o excesso de exigências profissionais são refletidos diretamente no organismo. O sedentarismo potencializa esses efeitos que prejudicam a saúde em geral. Para melhorar a disposição e beneficiar o corpo, uma boa massagem pode ser a solução.A massagem é uma terapia holística que causa efeitos no corpo e na mente. A técnica envolve manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele, além de ser extremamente importante para o bom funcionamento do sistema linfático.
Trata-se de um dos recursos fisioterapêuticos mais antigos e constituem a abordagem manual da profissão dos terapeutas (cada gesto tem um resultado diferente). Com as mãos, o terapeuta estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório, e os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, das articulações e dos tendões, resultando em relaxamento e tonificação.
A massagem também tem efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações.
Estudos indicam que a massagem pode aumentar em até 15% a oxigenação no sangue ao estimular os nervos que suprem os órgãos internos, pois os vasos sanguíneos ficam dilatados.
O ritmo da pressão aplicada determina um aumento maior ou menor no fluxo sanguíneo e tem efeitos sobre a movimentação da linfa (líquido que drena as riquezas e os resíduos para fora das células dos tecidos).
Cada gesto ou forma de manipulação no paciente tem um nome específico, que indica a maneira como o terapeuta vai atuar e quais serão os resultados. Fricção, deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, vibração, percussão e muitas outras manobras constituem a massagem. Umas implicam em efeitos mais intensos em um ou outro sistema do organismo.
Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular, afetando músculos de todo o corpo e ‘soltando’ as regiões endurecidas. Também aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, já que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, acalma o sistema nervoso, melhora o aspecto da pele, a digestão e função intestinal e alivia as dores agudas e crônicas.