Rua Vergueiro, 2087 - Sala 1404 - São Paulo - SP 11 95061-7705 11 4724-7346 11 4727-4788
Assessoria Esportiva - Ação Corporate

Setembro Amarelo “Vamos dar as Mãos” quer conscientizar população sobre prevenção ao suicídio

Gostou? compartilhe!

Setembro Amarelo “Vamos dar as Mãos” quer conscientizar população sobre prevenção ao suicídio

Saiba mais

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove ao longo deste mês uma série de ações para conscientizar a população brasileira sobre a importância de se discutir o suicídio.  O desafio é remover da sociedade, com urgência, o tabu de que falar sobre o tema incentiva a prática e fortalecer o senso de que a prevenção é, antes de mais nada, um processo educativo.

Durante a campanha, escolas, abrigos, unidades de internação e espaços públicos vão receber diversas atividades socioeducativas para alertar sobre a depressão, suicídio e outros problemas relacionados a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio é a terceira causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito.

Se você precisa de apoio emocional, não hesite em buscar ajuda. O Centro de Valorização à Vida oferece atendimento voluntário para as pessoas com pensamentos suicidas por meio do telefone 188, e também via chat, e-mail ou presencialmente.

Você sabe como surgiu a campanha Setembro Amarelo?

Em 1994, o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, se suicidou com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por saber muito sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo.

Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram os sinais de angústia. No dia do funeral do jovem, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos por amigos de Mike e possuíam a seguinte mensagem: se você precisar, peça ajuda.

Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram a surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda. Um professor de outro estado americano havia recebido um dos cartões de uma aluna pedindo por ajuda. Resumindo a história: por conta da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do suicídio e o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar esta campanha.

A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

As primeiras atividades da campanha aconteceram na capital do país, em Brasília, e no ano seguinte outras regiões também aderiram ao movimento.

Mais informações acesse www.cvv.org.br



Gostou? compartilhe!

Cuidando de quem traz resultados, pessoas!

20 anos Ação Corporate
Whatsapp Ação Corporate Whatsapp Ação Corporate