O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e há muito tabu em torno do tema.
É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Desta forma, a campanha pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental.
O Janeiro Branco começou em 2014, em Minas Gerais. Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e a cada ano ganha mais simpatizantes que aderem e ajudam a divulgar.
O mês de janeiro foi escolhido por alguns motivos: o primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e um novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar este clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que ainda há uma certa fragilidade, sendo momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.
Janeiro é considerado um mês “terapêutico”. Por isso, a campanha usa como plataforma, ponto de partida, inspiração e motivação para as pessoas buscarem planejar e mudar suas vidas em torno de mais sentidos que as realizem e as façam, verdadeiramente, mais felizes e saudáveis em termos sentimentais, emocionais e profissionais ao longo de todo o ano e toda a vida.