Novembro azul: campanha alerta sobre importância da prevenção contra o câncer de próstata

Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial aos homens, com o objetivo de orientar sobre as doenças masculinas em geral e a importância de se diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

O movimento surgiu em 2003, na Austrália, e ficou mundialmente conhecido como Movember. O bigode é o símbolo adotado para as campanhas em todo o planeta. Em vários países o Movember vai além da conscientização, existem locais em que se organizam reuniões entre os homens para debater este e outros temas relacionados ao cultivo da saúde do sexo masculino. No Brasil,  a campanha é realizada há quatro anos pelo Instituto Lado a Lado.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Esse tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis pessoas do sexo masculino, uma é portadora da doença e a estimativa é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, um caso a cada 7,6 minutos.

A doença pode demorar a se manifestar, por isso é importante fazer exames preventivos com regularidade. O diagnóstico é feito através da dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, negros, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são de, aproximadamente, 90%.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e tem forma e tamanho semelhante a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

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