O frio vem chegando e com ele bate aquela preguiça de ir para a academia. O que, talvez, você nem desconfie é que está desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e emagrecer. Treinar durante o inverno prepara seu corpo para que, no verão, já esteja mais acostumado aos exercícios e ganhe melhor definição.
Porém, essa época também pede alguns cuidados especiais na rotina de atividades físicas. Para que tudo ocorra de forma tranquila e você não prejudique sua saúde, é preciso caprichar no aquecimento, além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações e ajuda a prevenir eventuais lesões. Uma boa maneira de aquecer é combinar um alongamento dinâmico com o tradicional trabalho cardiovascular, na esteira ou bicicleta com intensidade leve a moderada, por 15 ou 20 minutos.
Para quem odeia academia tumultuada, e as filas de espera nos aparelhos, a dica é curtir mais os parques, correndo ou caminhando à vontade. Mas não esqueça de levar um agasalho.
Ao praticar uma atividade ao ar livre é preciso ficar atento a algumas questões: o ar seco e o aumento da poluição provocam maior irritação das via aéreas superiores, por isso é preciso hidratar, molhar a boca e ingerir algum líquido a cada 5 ou 10 minutos.
No inverno também ingerimos alimentos mais calóricos e comemos além do normal, o resultado são os quilos a mais na balança. Por isso, é importante não relaxar na hora de praticar atividade física.
Nas regiões sul e sudeste do Brasil, é comum que as pessoas fiquem mais deprimidas nesta época do ano. A prática de exercícios físicos aumenta a concentração de endorfina, substância que promove o bem-estar e ajuda no tratamento da depressão.